AVALIAÇÃO FORMATIVA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: CARACTERIZAÇÃO E RELAÇÕES EM PROCESSO COLABORATIVO E COOPERATIVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
RESUMO:
Esta resenha tem como base a análise do artigo Avaliação formativa nos grupos tutoriais: uma análise com base na idoneidade didática emocional, além do diálogo estabelecido com os seus autores. Esse diálogo foi promovido pelo periódico Educação em Revista, que vem adotando os princípios do movimento Ciência Aberta. Nesse caso, completando os pareceres produzidos sobre os artigos encaminhados para possível publicação, o periódico promove um encontro entre autores e pareceristas, numa perspectiva colaborativa e transparente de construção do conhecimento científico.
O artigo mencionado refere-se a uma pesquisa que teve como objetivo avaliar como ocorre a avaliação formativa em grupos tutoriais, conduzidos em um curso de medicina, com a aplicação do método de ensino denominado Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Busca-se compreender como essa avaliação afeta aspectos ligados à dimensão afetiva dos estudantes. Os resultados encontrados evidenciam a necessidade de se avançar no entendimento teórico-prático dessa modalidade de avaliação e do método de ensino em pauta.
https://doi.org/10.1590/0102-469853136
Fonte: Biblioteca Eletrônica Científica Online (www.scielo.br)
Como Baixar/ Visualizar em PDF??
Para baixar ou visualizar esta publicação em PDF, clique no botão abaixo para acessar a página da publicação original.