PUBLICIDADE
COMO CITAR?
Referência de acordo com a norma APA: Syperreck, V. L. G. (2006). Avaliação de desempenho de modelos para estimativas de evapotranspiração de referência para região de Palotina, Paraná.
Identificador (da fonte/ repositório oficial) para citar ou linkar: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1290
Tipo:
Título:
Avaliação de desempenho de modelos para estimativas de evapotranspiração de referência para região de Palotina, Paraná
Autor(a) principal:
Syperreck, Vera Lucia Greco
Outros autores:
Klosowski, Élcio Silvério
Data de Publicação:
Resumo:
O objetivo deste estudo foi comparar a eficiência de três métodos de estimativa da evapotranspiração de referência com a equação de Penman-Monteith da FAO. Os dados meteorológicos utilizados neste estudo foram recolhidos na estação meteorológica do IAPAR, localizada em Palotina, Paraná. Para estimar a evapotranspiração de referência, foram recolhidos os dados disponíveis de 1994 a 2003. O desempenho dos métodos de Thornthwaite, Camargo e Hargreaves-Samani foi comparado à equação de Penman-Monteith da FAO. A média da evapotranspiração de referência diária variou entre 2,18 e 3,62 mm.dia-1. Os resultados indicaram que os métodos avaliados apresentaram um bom ajuste quando comparados com o método FAO Penman-Monteith, de acordo com a escala diária. O coeficiente de correlação (r) variou de 0,78 a 0,80. O coeficiente de precisão ou concordância (d) apresentou valores que variaram entre 0,65 e 0,73. Em comparação com o método FAO Penman-Monteith, o método Hargreaves-Samani demonstrou um fraco desempenho enquanto o Thornthwaite e Camargo apresentaram um fraco desempenho, avaliado pelo índice (c)
Idioma:
Língua portuguesa
País:
URI da Fonte:
Referência de acordo com a norma APA: Syperreck, V. L. G. (2006). Avaliação de desempenho de modelos para estimativas de evapotranspiração de referência para região de Palotina, Paraná.
Subscreva-se e fique dentro de todas atualizações
© 2025 MozEstuda Por: OSJ. Cumbe