PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Desafios das associações de garimpeiros na gestão do processo de mineração artesanal na província de Nampula (2017-2019)

Título:

Autor(a) principal:

Outros autores:

Data de Publicação:

Resumo:

Idioma:

País:

URI da Fonte:

PUBLICIDADE

Desafios das associações de garimpeiros na gestão do processo de mineração artesanal na província de Nampula (2017-2019)

CampoDescrição
TítuloDesafios das associações de garimpeiros na gestão do processo de mineração artesanal na província de Nampula (2017-2019)
AutoresLopes, Maria Antónia R. F.; Macuácua, Kalinca Isabel
Palavras-chaveMineração artesanal, Garimpeiros, Província de Nampula
Data de publicaçãoJulho de 2024
EditoraUniversidade Eduardo Mondlane
ResumoO presente trabalho de pesquisa possui como objectivo primordial analisar os desafios das associações de garimpeiros na gestão do processo de mineração artesanal na província de Nampula. Ora, a importância crescente da temática sobre a descoberta e a exploração de recursos naturais em Moçambique constituem um fenómeno de elevada importância, posto que desempenham um papel relevante para o desenvolvimento económico, político e social, quer local, quer provincial e por fim, nacional. Neste sentido, importa saber quais os desafios enfrentados pelas associações de garimpeiros da Província de Nampula, na gestão do processo de mineração artesanal e como é que esses problemas podem ser superados. O facto é que, actualmente Moçambique vem experimentando transformações de cariz socioeconómico que levam a questionar sobre a gestão deste processo por parte dos governos locais, províncias e central. Através duma pesquisa qualitativa e argumentação teórica, associada ao método de estudo exploratório e técnica de triangulação e/ou cruzamento de métodos de recolha de dados, a pesquisa obedeceu a três etapas, fundamentais: revisão bibliográfica, trabalho de campo baseado em entrevistas semi-estruturadas e análise de dados. Portanto, o presente estudo permitiu concluir que, a mineração, em particular a artesanal é a fonte de renda e mecanismo de superação da pobreza em Moma e Mogovolas. Não obstante os garimpeiros perceberem que a mineração naquelas localidades permite gerar empregos e auto-emprego, os desafios recorrentes das associações de garimpeiros são: disputa de terras entre empresas mineiras, garimpeiros e moradores; clandestinidade; problemas de assentamento; ocorrência constante de acidentes resultantes da não observação das normas de HST; movimentos imigratórios clandestinos; Secretismo das redes de comercialização; Insegurança e conflitos; e por fim, a falta de formação técnica para uso de recursos tecnológicos sofisticados para a exploração mineira. Por isso, recomenda-se a aplicação da legislação vigente e outros instrumentos legais no processo de tomada de gestão da mineração artesanal, promoção do associativismo, fiscalização e monitorização das actividades dos garimpeiros e sempre apreciar o plano de gestão ambiental.
URIhttp://www.repositorio.uem.mz/handle258/1131
PUBLICIDADE

Como referenciar?

Lopes, M. A. R. F., & Macuácua, K. I. (2024). Desafios das associações de garimpeiros na gestão do processo de mineração artesanal na província de Nampula (2017-2019). Universidade Eduardo Mondlane. Disponível em http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1131

PUBLICIDADE

Como Baixar/ Visualizar em PDF??

Para baixar ou visualizar esta publicação em PDF, clique no botão abaixo para acessar a página da publicação original.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pesquisar AQUI👇

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

👇 Postagens Relacionadas 👇

PUBLICIDADE

Categorias/ Assuntos:

ReCiAP    – Repositório Cientifico de Acesso Publico MozEstuda

Siga-nos

Atualizações

Subscreva-se e fique dentro de todas atualizações

Subscreveu-se com sucesso Ops! Algo deu errado, por favor, tente novamente

© 2025  MozEstuda Por: OSJ. Cumbe